Central nuclear na Bélgica registra vazamento de água contaminada

Devido ao aumento do nível de radiação no bloco danificado, os trabalhos de manutenção no reator estão em risco, mas a empresa de manutenção diz que não há necessidade de se preocupar.
Sputnik

O sistema de resfriamento do reator na usina nuclear de Doel sofreu um vazamento, embora não represente nenhum perigo para a equipe de trabalho ou para o meio ambiente, informou a empresa operacional Engie-Electrabel neste sábado.

"Um efluxo de água menor foi detectado em uma linha de tubulação de reserva do sistema de resfriamento. O efluxo é bastante pequeno, ainda estamos bem abaixo da marca que causaria um desligamento automático do reator. Isso não afeta a segurança", o representante da empresa observou.

Mídia: 250 rachaduras cobrem reator de usina nuclear na Bélgica
De acordo com a agência de notícias Belga, o vazamento emergiu na parte nuclear do primeiro bloco de energia da usina nuclear Doel, que foi desativada em 23 de abril para manutenção de rotina do sistema de resfriamento.

Dado o alto nível de radiação nesta parte do reator, os trabalhos de manutenção estão dificultados. O reator da usina nuclear permanecerá desconectado pelo menos até 1º de outubro, concluiu a agência.

A Bélgica abriga sete reatores nucleares. Duas usinas nucleares belgas — a Doel, uma das usinas mais antigas da Europa, e o Tihange, que apresentam quatro e três reatores, respectivamente, são capazes de produzir cerca de 6 MW de eletricidade, suprindo as necessidades de 55% da população do país.

Comentar