A padronização das ferrovias da Europa e dos países bálticos é diferente, não foram modificadas desde a época da União Soviética, dificultando, assim, o envio imediato de tropas em caso de conflito com a Rússia.
"Essa incompatibilidade significa que os trens que transportam equipamentos militares e suprimentos de grandes bases da OTAN na Alemanha ou na Polônia terão que transportar suas cargas em trens adaptados aos trilhos russos ou enviá-las ao destino através do transporte rodoviário. Ambas as opções requerem não apenas custos significativos de tempo, mas também o envolvimento de pessoal treinado e recursos militares substanciais", o canal RT cita o relatório.
A OTAN, desde 2016, aderiu à estratégia oficial de conter a Rússia. Na Polônia e nos países bálticos a Aliança implantou batalhões adicionais.
Em dezembro de 2016, iniciou-se a transferência de tropas da Alemanha para a Polônia, durante a qual os militares dos EUA danificaram veículos blindados. No caminho do porto alemão de Bremerhaven, os carros colidiram com as pontes. As estruturas estavam abaixo do esperado, reportou o The Wall Street Journal.