O anúncio dessa decisão histórica foi feito na noite desta segunda-feira pelo consultor jurídico da presidência Flavio Darío Espinal.
República Dominicana establece relaciones diplomáticas con China. El consultor Jurídico de la presidencia Flavio Darío Espinal, así lo informó en Rueda de Prensa realizada en el Salón Orlando Martínez del Palacio Nacional. #Telenoticiaspic.twitter.com/tBUzpnHH15
— TelenoticiasRD (@Telenoticiasrd) 1 de maio de 2018
"Tomamos a decisão de estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China, com a convicção de que essa decisão será extraordinariamente positiva para o futuro de nosso país", disse ele em comunicado à imprensa.
Oficialmente denominada República da China, Taiwan foi durante certo tempo reconhecida por muitos países como único governo legítimo chinês, rivalizando com a República Popular da China e mantendo longas relações diplomáticas oficiais com vários Estados. Atualmente, o seu território, que abrange a ilha de Formosa e outras menores, é amplamente reconhecido como parte integrante da República Popular da China, com capital em Pequim. Tal reconhecimento, de acordo com as autoridades dominicanas, deverá ser feito também por parte de Santo Domingo.