'Não vai acontecer': especialista faz previsão sobre desnuclearização norte-coreana

Após a cúpula entre os líderes coreanos, em que, além de uma reunificação, foi discutida a questão de desnuclearização, muito críticos duvidam da última questão, incluindo o especialista James Dwyer da Universidade da Tasmânia, Austrália.
Sputnik

Apesar de o encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, poder ser caraterizado como histórico, já que eles ultrapassaram a zona desmilitarizada, James Dwyer, em entrevista à Sputnik Internacional, continua cético sobre as intenções da Coreia do Norte.

Trump: abandonar acordo com Irã enviaria 'mensagem correta' para Coreia do Norte
"Elas [Coreias] jogam estes jogos em que aumentam tensões muito rapidamente e muito fortemente", opina o analista, acrescentando que os EUA e Coreia do Sul têm a tendência de atenuar as sanções contra o Norte em troca de concessões por parte de Pyongyang, e considera que isso vai acontecer mais uma vez.

"Eles vêm fazendo isso há dez anos, por isso é cedo para falar sobre uma nova e marcante era de paz", ressaltou James Dwyer. Para ele, as relações vão ser atenuadas, depois moderadas até a próxima escalada.

"Claro que não acho que vão desnuclearizar. […] Não vai acontecer", ressaltou, lembrando que os EUA vêm tentando desnuclearizar a Coreia do Norte desde 2008, e agora Kim Jong-un fez só um gesto simbólico ao destruir uma das suas instalações de testes nucleares.

James Dwyer concluiu dizendo que "isto parece ótimo, mas não vai acontecer. A Coreia do Norte não vai se desnuclearizar agora, já que eles possuem capacidade nuclear".

Comentar