China e Rússia são 'concorrentes estratégicos', diz secretário do Exército dos EUA

O Exército dos Estados Unidos deve se preparar para um conflito "de alto nível" com a China ou a Rússia no futuro, disse nesta terça-feira (1) o secretário do Exército dos EUA, Mark Esper, em evento do think tank Atlantic Council.
Sputnik

"Estamos em uma era de competição de grandes potências", disse Esper. "Nossos concorrentes estratégicos são a China e a Rússia, e devemos estar preparados para uma luta de alto nível com eles no futuro".

Os 5 porta-aviões mais poderosos do mundo
Esper explicou que o Exército dos EUA planeja publicar um documento de estratégia nas próximas semanas que descreverá a força de combate dos EUA em 2028.

"Os Estados Unidos estão entrando em uma era em que nossas forças estarão sob constante observação, interrupções nas comunicações, ou até mesmo comunicações inexistentes", disse Esper. "Veremos ameaças em todos os domínios. Isso significa ar, terra, espaço [sideral], ciberespaço. Estaremos sob constante ameaça."

O documento de estratégia enfatizará tecnologias como hipersônica, inteligência artificial, robótica e armas de energia direcionada, que formarão a base das forças americanas do futuro, acrescentou o secretário do Exército dos EUA.

Comentar