"Estamos comprometidos com o desmantelamento permanente, verificável e irreversível do programa de armas de destruição em massa da Coreia do Norte, e a fazer isso sem demora", disse ele.
"Neste momento, temos uma oportunidade sem precedentes para mudar o curso da história na península coreana. Eu enfatizei a palavra oportunidade, estamos nos estágios iniciais do trabalho, e o resultado certamente ainda é desconhecido", destacou Pompeo.
Anteriormente, Pompeo afirmou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, estava pronto para esboçar um roteiro para a desnuclearização da península coreana. Esta declaração foi feita na sequência da histórica cúpula inter-coreana na região de Panmunjom, onde o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e Kim Jong-un se reuniram na última sexta-feira.
Ambos os líderes assinaram uma declaração conjunta sobre desnuclearização e reunião de famílias coreanas separadas. No mesmo dia, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que faria uma reunião com o líder norte-coreano nas "próximas semanas".