Exército dos EUA está 'fazendo trabalho sujo dos sauditas' na fronteira do Iêmen

Boinas Verdes do Exército dos EUA estão atuando na fronteira da Arábia Saudita com Iêmen para destruir mísseis dos rebeldes Houthis.
Sputnik

"Com praticamente nenhuma discussão ou debate público, as tropas de elite do Exército dos EUA estão ajudando a localizar e destruir esconderijos de mísseis balísticos e locais de lançamento dos rebeldes Houthi no Iêmen", informou o New York Times.

Exército dos EUA atua secretamente no Iêmen com grupos especiais
Mesmo o NY Times, que nem sempre foi a fonte mais forte de críticas ao envolvimento dos EUA em conflitos no Iraque, Afeganistão e Síria, observou nesta quinta-feira que a operação dos Boinas Verdes "parece contradizer as declarações do Pentágono de que a assistência militar americana à campanha liderada pelos sauditas no Iêmen está limitada ao reabastecimento de aeronaves, logística e compartilhamento de informações gerais".

De acordo com dois analistas políticos da Arábia Saudita, a presença das Forças Especiais do Exército dos EUA ao longo da fronteira entre a Arábia Saudita e o Iêmen não é muito surpreendente, dada a disposição de Washington em fazer o trabalho sujo de Riad.

O fato "não é nada chocante", disse a analista Catherine Shakdam, comentarista política à Radio Sputnik.

"Eu não sei se você se lembra, mas no passado nós realmente discutimos a presença de tropas americanas no Iêmen. Não era muito um segredo. Eu não sei se você se lembra, mas eu fiz uma entrevista com o General Saleh, sobrinho do ex-presidente [iemenita] Saleh. Ele estava realmente me dizendo que não é um segredo para os militares no Iêmen que eles [americanos] estavam no Iêmen desde o começo", explicou s analista.

"Aqui estamos novamente: o que as pessoas costumavam chamar de 'teorias de conspiração' e 'falsas alegações' se revelam verdadeiras", disse ela.

Kiriakou, um ex-oficial da CIA, concordou, dizendo: "Eu acho que está certo. Nós realmente não deveríamos nos surpreender com isso. Os Estados Unidos — eu odeio dizer isso, mas eu vou dizer isso diretamente — Os Estados Unidos estão no bolso dos sauditas há muitos e muitos anos. Por muitos anos, foi tudo sobre o petróleo. Agora, trata-se de petróleo e de investimentos. Em muitos casos, acabamos fazendo o trabalho sujo dos sauditas para eles".

Comentar