Estátua de Marx é revelada na Alemanha durante celebrações de bicentenário (FOTO)

Uma grande estátua do filósofo alemão Karl Marx foi revelada neste sábado em sua cidade natal de Trier, no oeste da Alemanha, durante as celebrações do bicentenário de seu nascimento.
Sputnik

Cerca de 200 convidados, incluindo uma delegação chinesa, aplaudiram quando o tecido vermelho brilhante que cobria a estátua em que Marx estava, com sua barba bem conhecida, se levantou.

'Alguns não acreditam em Marx e Lenin, mas em fantasmas e deuses', acusa líder chinês

Marx estabeleceu os fundamentos teóricos do comunismo, uma ideologia segundo a qual o processo histórico leva à abolição da propriedade privada dos meios de produção e ao desaparecimento das classes sociais. As duas obras mais famosas nas quais ele expõe seus pensamentos são o Manifesto Comunista e o Capital.

A cerimônia e os discursos em Trier foram interrompidos às vezes por gritos e vaias dos manifestantes.

"O presente da China é um pilar e uma ponte para a nossa sociedade", disse Malu Dreyer, governador do Estado da Renânia-Palatinado.

Um grupo alemão representando as vítimas do comunismo criticou as festividades, observando que não houve debate sobre o apoio de Marx à violência para abolir as classes sociais.

"Dizemos sim a um debate sobre Marx, mas não à sua adoração", disse o líder do grupo, Dieter Grombowski, em um comunicado.

A revelação da grande escultura de bronze de 4,4 metros, doada pela China, provocou críticas de alguns que atribuem a Marx os crimes cometidos pelos socialistas revolucionários na Rússia, na China e em outros países em nome do comunismo.

Putin compara comunismo com fé cristã e mausoléu de Lenin com relíquias dos santos

Quando a Alemanha foi dividida no final da Segunda Guerra Mundial, o setor oriental teve um regime comunista de 1949 até a reunificação em 1990. Alguns alemães orientais dizem que não superaram os efeitos de longo prazo da repressão do regime.

Karl Marx nasceu em Trier em 5 de maio de 1818 e morou lá até os 17 anos de idade. Ele morreu no exílio em Londres em 1883.

Comentar