Quem vigia os vigilantes? Criminosos usam enxame de drones contra FBI

Durante uma operação secreta, os agentes do FBI "ouviram um zumbido no céu e apareceu um enxame de drones".
Sputnik

Uma operação de resgate de reféns realizada pelo FBI foi subitamente frustrada por um enxame de drones comandados por criminosos, de acordo com Joe Mazel, chefe da Unidade de Direito de Tecnologia Operacional do FBI.

O incidente ocorreu em uma grande cidade nos EUA no inverno passado, mas não havia sido revelado até esta semana, quando Mazel apresentou o caso como um exemplo de como grupos criminosos usam pequenos drones para crimes cada vez mais elaborados.

'Ficamos cegos'

De acordo com o chefe da unidade, os agentes estavam monitorando secretamente um bando criminoso suspeito de ter feito ao menos uma pessoa como refém, quando "ouviram um zumbido no céu e apareceu um enxame de drones". Os aparelhos começaram a fazer "passagens baixas a alta velocidade" sobre suas cabeças, fazendo com que os agentes ficassem desorientados.

Drones kamikaze dos Marines norte-americanos são o futuro da guerra de artilharia?
"Ficamos cegos", disse Mazel, que reconheceu que a situação "realmente apresentou alguns desafios".

Ao mesmo tempo, Mazel acrescentou que os suspeitos haviam transportado os drones para a área antes da chegada do FBI, e que, além de dificultar o trabalho dos agentes, eles também os monitoravam de perto e compartilhavam os vídeos com outros membros do grupo através do YouTube.

"Eles partilharam as imagens no YouTube para que [outros membros do bando] que tinham acesso a celulares pudessem ver o vídeo e saber a localização dos agentes", afirmou, citada pelo portal Defesa One.

Comentar