Trump e Xi Jinping concordam com sanções contra Pyongyang até o fim dos testes nucleares

O presidente da China, Xi Jinping, conversou por telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta terça-feira (8) e pediu que Washington também considere as preocupações justificadas da Coreia do Norte por sua segurança.
Sputnik

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram com a importância de manter as sanções contra a Coreia do Norte até que a desnuclearização seja alcançada. A informação foi divulgada pela Casa Branca em um comunicado. 

Kim Jong-un indica quando será possível desnuclearização da península coreana
"O presidente Trump e o presidente Xi Jinping concordaram com a importância da implementação contínua das sanções contra a Coreia do Norte até que ela permanentemente desmantele seus programas nucleares e de mísseis", diz o comunicado.

De acordo com o comunicado, os líderes também "discutiram questões de interesse mútuo, incluindo os recentes desenvolvimentos na península coreana e a reunião do presidente chinês com o líder norte-coreano".

No início do dia, Xi Jinping realizou uma reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que afirmou que o Pyongyang não precisará de armas nucleares se as potências mundiais se absterem de políticas hostis em relação ao país.

Nos dias 25 e 28 de março, Kim fez uma visita não oficial à China, onde se reuniu com o presidente chinês em meio a um esforço internacional para desnuclearizar a península coreana. Esta foi a primeira visita internacional de Kim desde que chegou ao poder em 2011.

Comentar