A partida acontecerá no estádio FNB, anteriormente conhecido como Soccer City, onde a Espanha venceu a Copa do Mundo de 2010 com uma equipe com os jogadores do Barça Gerard Pique, Sergio Busquets e o capitão Andrés Iniesta — que marcou o único gol da partida contra a Holanda.
"O FC Barcelona sempre afirmou sua admiração por Nelson Mandela, uma das maiores figuras do século 20, que após 27 anos de prisão tornou-se o primeiro presidente eleito democraticamente da África do Sul pós-apartheid de 1994 a 1999", afirmou o Barcelona por meio de nota. "Mandela representou a luta pela liberdade e igualdade no país e desempenhou um papel enorme na unificação de uma sociedade racialmente dividida. É precisamente este tipo de espírito com o qual o FC Barcelona sempre foi identificado."
O Barcelona conquistou seu 25º título espanhol e a Taça do Rei nesta temporada. Caso a equipe de Lionel vença seus próximos dois jogos pelo campeonato, será campeã nacional invicta — feito que aconteceu pela última vez em 1933.
Os próximos jogos do Barcelona serão contra Levante (13 de maio) e Real Sociedad (20 de maio).