A Sputnik Brasil entrevistou Deyvid Bacelar, coordenador-geral do Sindipetro na Bahia e também diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), sobre o manifesto e o atual momento da indústria de petróleo nacional. Ele esteve em Brasília durante o lançamento da campanha e diz que os Estados Unidos estão buscando garantir combustível para seu grande consumo de petróleo.
"O investimento que os Estados Unidos fizeram aqui no Brasil sem disparar uma bala e sem disparar um tiro de canhão foi até então vitorioso. As mudanças na legislação já aconteceram, outras estão acontecendo. O que estamos tentando barrar agora é o processo de entrega e privatização dos ativos que a Petrobras detém."
O documento também foi subscrito pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional.
"O Getúlio [Vargas], nessa altura do campeonato, está se remoendo no túmulo. Porque ele enfrentou todo o capital internacional e as pressões externas para criar a Petrobrás em 1953, e com amplo apoio popular. Se ele estivesse entre nós hoje, não concordaria com o que estamos vendo ocorrer.