Coreia do Sul aceita proposta da Coreia do Norte para reunião de alto nível

A Coreia do Sul aceitou nesta segunda-feira (14) a proposta da Coreia do Norte para uma reunião de alto nível em 16 de maio na região de Panmunjom, na fronteira entre os dois países.
Sputnik

A agência de notícias Yonhap havia informado anteriormente que a Coreia do Norte enviou uma proposta para a realização de conversações de alto nível para discutir os acordos alcançados durante a histórica cúpula entre os dois países no final de abril.

EUA terão de garantir que Kim não deixará o poder na Coreia do Norte, diz Pompeo
"A reunião de alto nível das autoridades norte-coreanas e sul-coreanas sobre a implementação das disposições da Declaração de Paz acontecerá em Panmunjom em 16 de maio", informou o Ministério da Unificação sul-coreano em um comunicado.

A expectativa é de que durante o encontro as partes abordem questões como a promoção do reencontro de parentes separados entre o Sul e o Norte como resultado da cisão. Além disso, as partes podem discutir a participação conjunta de atletas da Coreia do Norte do Sul durante os Jogos Asiáticos.

No final de abril foi realizada a primeira cúpula em dez anos entre os líderes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte. Kim Jong-un se tornou o primeiro líder norte-coreano a cruzar a linha de demarcação militar na zona de Coreia do Sul. Como resultado da cúpula, foi adotada uma declaração conjunta em que Pyongyang e Seul anunciaram a sua intenção de buscar a desnuclearização total da península coreana, melhorar as relações e lutar pela prosperidade comum e pela reunificação pacífica. 

Comentar