Rússia inicia testes de submarino não tripulado de nova geração

O veículo autônomo não tripulado Klavesin-2R pode ser utilizado para trabalhos de exploração, estudo de objetos no fundo do mar, levantamento topográfico e mapeamento do relevo marinho.
Sputnik

Os testes do drone submersível russo Klavesin-2R começaram em um polígono marítimo na Crimeia, informa o jornal Izvestiya.

Drone russo de ataque e reconhecimento já tem data para fim dos testes
Além disso, dos ensaios, perto da cidade russa de Teodósia, participa o navio experimental Viktor Cherokov, do projeto 20360OC, recentemente transferido para a Frota do Mar Negro.

O Klavesin-2R pertence à segunda geração de veículos submarinos autônomos não tripulados. O equipamento recebeu o índice 2R52, o que indica seu alto grau de disponibilidade para adoção em serviço, segundo o artigo do jornal.

Por fora, o Klavesin-2R parece um submarino em miniatura com aproximadamente 7 metros de comprimento e 1 metro de diâmetro. O peso do submersível é de cerca de 4 toneladas e sua capacidade de imersão é de até 6 mil metros de profundidade.

Este drone submarino pode ser usado para tarefas de exploração, levantamento topográfico, mapeamento do fundo do mar, entre outros. Para essa finalidade, o submersível está equipado com radares acústicos laterais, localizadores eletromagnéticos, sistemas digitais de vídeo, perfilômetros acústicos para buscar objetos no leito marinho, sensores de temperatura e condutividade elétrica.

Comentar