Em cerimônia que contou com a presença de ministros e parlamentares aliados, Temer afirmou que o seu governo foi responsável por tirar o país da recessão.
"Nestes 24 meses de trabalho, nós avançamos, mas eu gostaria de fazer, diante dos meus colegas de trabalho, uma reflexão. Eu confesso, diante de todos, que me sinto responsável pelas atitudes e escolhas que fiz, sempre pensando em um Brasil maior", afirmou o presidente.
"Nós somos responsáveis e orgulhosos por, repito, tirar o país da maior recessão da sua história. Por assumir um governo com inflação acima dos 10% e colocá-la perto dos 3% […] Todos nós fomos responsáveis por tirar o Brasil do vermelho e colocar o país no rumo certo", acrescentou.
O presidente também tocou na questão da segurança pública, em particular, sobre a situação no Rio de Janeiro, onde o seu governo autorizou uma intervenção federal com o apoio das Forças Armadas. Segundo ele, "após a intervenção no Rio de Janeiro, houve redução de homicídios, redução de roubos de cargas e até de veículos. E a Polícia Federal bateu recorde histórico na apreensão de armas e drogas”.
Michel Temer não mencionou os diversos escândalos em que seu governo esteve envolvido, bem como as denúncias e inquéritos contra o presidente que tramitam no STF.