Político palestino: EUA estão conquistando nossa terra

O membro do Comitê Central e encarregado dos assuntos internacionais do movimento Fatah, Ruhi al-Fattuh, disse em entrevista à Sputnik Árabe que a inauguração da embaixada norte-americana em Jerusalém é uma direta violação do direito internacional.
Sputnik

"Estamos perante um exemplo de conquista das nossas terras, o que antes tinha sido praticado apenas pelos israelenses. A terra em que está a embaixada norte-americana foi ocupada ilegalmente. Os norte-americanos continuam a política israelense de construção dos assentamentos israelenses na Palestina", disse o político à Sputnik Árabe.

Quando Israel será capaz de vigiar todo o Oriente Médio?
Ruhi al-Fattuh continuou: "A resolução do Conselho de Segurança da ONU número 478 refuta a possibilidade de reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel. Ela foi adotada em 1980 após a decisão do Knesset [parlamento israelense] sobre a proclamação de Jerusalém como capital de Israel. […] Por isso, as ações de hoje dos EUA violam o direito internacional."

Como medida de resposta, os palestinos vão apelar a todas as organizações internacionais para defender os seus direitos, afirmou Ruhi al-Fattuh. Ele adicionou: "Os americanos não mudarão o status legal e histórico de Jerusalém como capital de um Estado independente da Palestina."

Conforme o político, a posição dos países árabes e islâmicos quanto à situação na Palestina se limita a declarações de apoio, mas não se dão passos concretos. "Apelamos para que sobre o Estado americano seja exercida uma pressão efetiva. Ao mesmo tempo é necessário trabalhar com os países que estão prontos para reconhecer Jerusalém como capital de Israel", resumiu Ruhi al-Fattuh.

Comentar