Nicolás Maduro é reeleito presidente da Venezuela

O presidente Nicolás Maduro venceu novamente as eleições presidenciais da Venezuela deste domingo (20) com 5,8 milhões de votos.
Sputnik

"Com 92,6% dos votos contados e 46,01% de participação, podemos dizer que Nicolás Maduro obteve 5.823.718 votos, Henri Falcón obteve 1.820.552 votos e Javier Bertucci 952.000 votos", disse o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena.

Em seu discurso, Maduro prometeu trabalhar para recuperar a economia.

Candidato da oposição diz que eleições na Venezuela não são legítimas
"O quanto eles me subestimaram e aqui estamos", disse Maduro a milhares de partidários do palácio presidencial. "Temos dois anos livres de eleições para nos dedicarmos a trabalhar pela economia."

Mais cedo, o candidato presidencial venezuelano de oposição Henri Falcón anunciou que não reconhece a legitimidade das eleições porque o governo cometeu irregularidades sérias.

Como esperado, EUA não reconhecerão resultado na Venezuela e preparam sanções
"O acordo de garantia eleitoral foi violado e, nesse caso, o processo tem sérias questões de nossa parte e, sem dúvida, não tem legitimidade", disse Falcon em entrevista coletiva.

Falcón afirmou que "para nós [oposição] não houve eleições e exigimos que haja eleições livres e transparentes".

Nicolás Maduro respondeu Henri Falcón e acusou seu adversário de desrespeitar o povo por ter denunciado a ilegitimidade das eleições.

"Nunca se viu na vida que um candidato não reconhece os resultados antes que os resultados sejam dados (…) o povo da Venezuela deve ser respeitado", disse Maduro.

O índice de participação popular nas eleições deste ano foi de 46,01%.

Comentar