Um dos responsáveis ataque, identificado como um homem checheno de 21 anos e cidadão francês, foi morto pela polícia ainda no local do incidente. O Daesh, grupo terrorista proibido em território russo, teria reivindicado responsabilidade pelo ataque. Promotores franceses já tratam o ataque com um atentado terrorista.
Por volta das 18h desta segunda-feira (21), um grupo de homens mascarados entrou no distrito de Busserine, no 14º distrito de Marseille, em 3 veículos. Esses indivíduos armados com Kalashinikovs abrirarm fogo contra um grupo de jovens próximo a um centro cultural local chamado La Busserine.
Um perímetro de segurança foi delimitado e a polícia e os bombeiros permanecem no local. Uma investigação preliminar está sendo realizada através de testemunhas.
A segurança pública na França tem estado em situação tensa desde o aumento de ataques e a instalação de um estado de emergência desde 2015, quando um ataque terrorista em Paris vitimou dezenas de pessoas. Essa situação culminou na aprovação de uma legislação anti-terrorismo no país.