O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente paraguaio, Horacio Cartes, compareceram à cerimônia da inauguração.
"Agradeci ao presidente [Cartes] por sua decisão [de transferir a embaixada], o que destacou os fortes laços entre os dois países e sua liderança corajosa", escreveu no Twitter o ministro da Segurança Pública israelense, Gilad Erdan, que recebeu o presidente paraguaio no aeroporto.
Anteriormente, outro país latino-americano, Guatemala, deu o mesmo passo, expressando seu apoio à decisão do presidente norte-americano.
Os Estados Unidos inauguraram sua embaixada em Jerusalém no dia 14 de maio, justamente no dia em que foi comemorado 70º aniversário do Estado soberano de Israel.
Israel considera Jerusalém como sua capital, incluindo a parte oriental da cidade, anexada pelos israelenses durante a Guerra dos Seis Dias em 1967. Contudo, a comunidade internacional não reconhece o status da cidade, enquanto os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como sua capital.