Por que Trump receia tanto encontro com líder norte-coreano?

O presidente dos EUA, Donald Trump, está preocupado com a cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong-un programada para 12 de junho, segundo informou o jornal norte-americano The New York Times, citando suas próprias fontes.
Sputnik

Em particular, o líder de Estado está receoso que o encontro possa se tornar um vexame político, observa o jornal. O líder da Casa Branca solicitou o conselho de seus assessores para se certificar se deveria correr esse risco.

EUA desviam bombardeiros da península coreana após Kim ameaçar cancelar cúpula com Trump
Segundo interlocutores do The New York Times, Trump ficou extremamente furioso com a declaração de Pyongyang sobre possível desistência de participar das negociações. O presidente norte-americano entrou até em contato com o presidente sul-coreano Moon Jae-in para esclarecer o motivo de as palavras de Kim contradizerem o que ele disse antes.

Ao mesmo tempo, os assessores de Trump comunicaram que o líder norte-americano está demonstrando muito interesse na próxima cúpula. Eles também não sabem o quanto o presidente está informado sobre o programa nuclear norte-coreano.

Em 18 de maio, Trump avisou Kim Jong-un sobre uma possível repetição do "cenário líbio" se os dois países não chegarem a um acordo. Segundo o presidente dos EUA, o destino do ex-líder da Líbia, Muammar Kadhafi, não acontecerá com Kim se ele cumprir as promessas de se livrar das armas nucleares.

O encontro dos dois líderes está marcado para 12 de junho em Singapura. Entretanto, em 16 de maio, Pyongyang observou que pode rever sua participação na cúpula entre a Coreia do Norte e os EUA. Isso se deve ao fato de a Coreia do Norte não querer negociar com os norte-americanos que, em sua opinião, exigem o abandono das armas nucleares de modo unilateral.

Comentar