O lançamento foi feito pelo submarino estratégico da classe Borey, Yuri Dolgoruky, a partir da posição submersa nesta terça-feira. Foi a primeira vez que o navio de tal classe lançou 4 mísseis balísticos intercontinentais em uma única rajada, afirmou o ministério.
Todos os projéteis chegaram com sucesso ao seu destino nos campos de testes de Kura em Kamchatka.
"As características táticas e técnicas, a confiabilidade do míssil estratégico da classe Borey e o sistema de mísseis Bulava foram confirmados", informou um representante da Frota do Norte da Rússia.
Os submarinos da classe Borey podem carregar 16 mísseis balísticos intercontinentais Bulava cada, e também são armados com torpedos. Espera-se que os navios do tipo se tornem a principal classe de transportadores de mísseis estratégicos da marinha russa.
O míssil Bulava tem o alcance máximo de cerca de 9.300 km (cerca de 5.770 milhas).
O Yuri Dolgoruky foi lançado em 2008, tornando-se o submarino inaugural da classe Borey. Até agora, a Rússia tem quatro embarcações desse tipo construídas e mais Boreys estão em construção.
O lançamento maciço tornou-se o primeiro teste de lançamentos do Bulava em quase um ano. Em junho passado, o Yuri Dolgoruky disparou com sucesso um míssil Bulava no mesmo terreno de testes do Kura. Naquela época, porém, o submarino nuclear foi implantado mais ao norte e operado a partir do mar de Barents.