'Apertar armadilha ao redor de Donetsk': militar ucraniano desvenda planos de Kiev

O exército ucraniano atacou Gorlovka, cidade controlada pelas forças da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), para “apertar armadilha” ao redor de Donetsk, comunicou à edição Strana.ua um oficial das forças leais a Kiev.
Sputnik

"Gorlovka está cercada de alturas vantajosas […] Aquele que controla as posições defensivas nestas alturas, de fato, controla a cidade. A partir delas, é fácil mirar qualquer alvo na cidade", afirmou o oficial.

'Ucrânia não sabe com quem lida': Donbass cria Força Tática de Mísseis (FOTOS, VÍDEO)
De acordo com ele, caso as forças do exército ucraniano tomem controle das ditas alturas, o exército da RPD renderá a cidade de Gorlovka sem combater, já que "não há nenhum sentido de morrer assim".

"Sendo assim, Gorlovka é uma plataforma estratégica para ataque posterior contra as cidades de Debaltsevo e Enakievo [controladas pela RPD]. Desse jeito, [o exército ucraniano] está apertando armadilha ao redor de Donetsk", explicou.

De fato, o exército ucraniano não viola o Protocolo de Minsk, assinado em 2014 pela Ucrânia, pela Rússia, e pelas duas repúblicas autoproclamadas de Donetsk e de Lugansk, frisou o oficial. As alturas de Gorlovka fazem parte da assim chamada "zona cinza".

"Temos todo o direito de ocupar a zona cinza, o que não seria qualificado como ofensiva", acrescentou.

Equipe de filmagem russa é atingida por tiroteio em Donbass
Anteriormente, nesta segunda-feira (22), os militares ucranianos atacaram a cidade de Gorlovka, situada a 40 quilômetros a norte de Donetsk.

Segundo comunicou Eduard Basurin, subcomandante da RPD, como resultado da resposta ao ataque, cerca de dez militares ucranianos morreram, as forças da república autoproclamada eliminaram um tanque e um veículo de combate da infantaria inimiga.

No momento, os militares da RPD estão controlando a situação na linha de contato. 

Comentar