Conforme a edição Military Watch Magazine, o início da produção em série do novo sistema será um marco significativo para a Rússia e seus parceiros militares.
O especialista militar, Viktor Baranets, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, contou as características distintivas do sistema S-500.
"Sobre o que se fala a tanto tempo, agora está passando para a fase prática — nas duas fábricas de defesa estão em plena preparação os sistemas de defesa antiaérea da nova geração, digamos de quinta geração, que será chamado de S-500 ou Prometei. E vale ressaltar que qualquer arma nova não aparece do nada — trata-se do desenvolvimento adiante dos mísseis S-400 com novas qualidades ou até detalhes exclusivamente novos. Por exemplo, os mísseis S-500 serão desenhados para escolher com que míssil derrubar diferentes alvos. Nossos especialistas estão tratando da questão muito racionalmente. E é um dos traços distintivos do sistema. O segundo é que o sistema, em comparação com o S-400, tem um alcance muito maior — de até 600 quilômetros. Mas, para mim, o 'trunfo' dos mísseis S-500 é que ele é capaz de avistar alvos a mais de 2.000 quilômetros. Ninguém mais tem tais sistemas", afirmou Baranets.
Conforme ele, até os EUA ainda não são capazes de criar análogo aos sistemas antiaéreos russos.