Congressistas norte-americanos apoiam plano de criação de novas armas nucleares?

A Câmara dos Representantes norte-americana (câmara baixa do parlamento dos EUA) não aprovou a emenda ao orçamento militar para o ano de 2019 que limitaria o financiamento do projeto para criação de novas ogivas nucleares de baixa potência, informa o portal Defense News.
Sputnik

Nota-se que a emenda rejeitada iria reduzir para metade o financiamento do programa de elaboração das ogivas nucleares de baixa potência, W76-2, destinadas aos mísseis balísticos Trident II de posicionamento marítimo.

Avaliações norte-americanas de testes de mísseis russos 'surgem do nada', diz especialista
A emenda teve o apoio de somente 188 dos 435 membros da Câmara dos Representantes, 266 congressistas votaram contra. Os representantes do partido republicano declararam abertamente que esse programa se tornará um dos meios para conter a Rússia.

Mais cedo, ex-funcionários dos órgãos de segurança e comitês do Pentágono enviaram ao Congresso a carta em que apelaram para este não autorizar o financiamento do programa para criação de novas ogivas nucleares. Na carta dos militares foi escrito que o desenvolvimento do programa das armas nucleares táticas "vai abrir o porão à catástrofe nuclear".

Comentar