Especialista: Ponte da Crimeia é problema sério para Ucrânia

As autoridades ucranianas demonstram irritação em relação à Ponte da Crimeia, alegando supostos problemas causados pela infraestrutura.
Sputnik

Boris Babin, representante permanente do presidente ucraniano na Crimeia, disse ao jornal Obozrevatel que a ponte "tem efeito muito negativo para o transporte marítimo comercial", sem detalhar as causas desses prováveis problemas. Além disso, o diplomata prometeu "consequências irreversíveis" para a ponte que, segundo ele, podem levar a incidente com navios mercantes que passam pelo estreito de Kerch.

'Eles podem destruir a Ponte da Crimeia apenas em suas fantasias'
O cientista político Vladimir Shapovalov observou em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik que qualquer questão relacionada à Ponte da Crimeia é considerada desagradável para Kiev.

"A Ponte da Crimeia é um assunto extremamente desagradável para a Ucrânia por demonstrar o nível tecnológico da Rússia, que atualmente a Ucrânia não consegue nivelar. Esse é o triunfo da Rússia […] A ponte é uma realidade, sendo ela a maior infraestrutura deste tipo na Europa e uma das maiores no mundo. E demonstra visivelmente que o nosso país dispõe de poderosos recursos intelectual, técnico e organizacional", comentou o especialista.

Ele também presume quais "notícias" esperar de Kiev sobre a ponte e disse que a Ponte da Crimeia estará sujeita a ataques de informação por muito tempo por parte da Ucrânia.

"Nessa situação, o fato de a ponte já estar construída representa um grande problema para a Ucrânia. Por isso, os meios de comunicação ucranianos continuarão promovendo campanha contra a Rússia em relação à Ponte da Crimeia", concluiu.

Na terça-feira (15), o presidente russo Vladimir Putin abriu as estradas para automóveis da Ponte da Crimeia, que liga a península da Crimeia à região russa de Krasnodar. Trata-se da ponte mais extensa da Rússia, tendo 19 quilômetros de comprimento. A inauguração estava marcada para dezembro de 2018, mas os construtores concluíram os trabalhos com antecedência.

Comentar