Rebeldes Houthis abatem helicóptero militar no sudoeste da Arábia Saudita

Os rebeldes Houthi do Iêmen derrubaram um helicóptero militar da Arábia Saudita na província de Jizan, no sudoeste do reino, informou uma fonte militar no ministério da Defesa iemenita à Sputnik nesta quinta-feira, acrescentando que todos os tripulantes morreram.
Sputnik

"A defesa aérea de Ansar Allah [movimento Houthi] derrubou um helicóptero Apache do exército saudita enquanto este sobrevoava Jahfan em Jizan [província]", disse a fonte.

Todos os membros da tripulação morreram no incidente, segundo a fonte.

Riad ainda não comentou o tema.

Exército dos EUA está 'fazendo trabalho sujo dos sauditas' na fronteira do Iêmen
O incidente ocorreu horas depois dos militantes Houthi terem supostamente derrubado um drone da coalizão árabe na noite de quarta-feira, na região de Asir, no sudoeste da Arábia Saudita.

Os ataques seriam uma reação às tentativas da coalizão liderada pela Arábia Saudita de tomar a Al-Hudaydah, uma fortaleza estratégica dos houthis e um ponto de entrada estratégico de ajuda humanitária. Como afirmou o primeiro-ministro do Iêmen, Ahmed Daghr, citado por Anadolu, as tropas da coalizão já liberaram 85% do território tomado pelos houthis no país.

Na semana passada, o porta-voz da coalizão árabe informou que as forças de defesa aérea da Arábia Saudita destruíram um míssil balístico lançado pelos rebeldes iemenitas Houthi sobre a província de Jizan, que é bombardeada com regularidade por mísseis dos rebeldes. Segundo o enviado da Arábia Saudita aos Estados Unidos, Khalid bin Salman, os houthis dispararam 140 mísseis contra alvos sauditas desde o início do conflito militar, em março de 2015.

Comentar