Vice-chanceler russo: OTAN luta contra ameaças fantasiosas ignorando novos desafios

A OTAN está lutando contra ameaças fantasiosas ao invés de responder aos verdadeiros desafios atuais, declarou o vice-chanceler das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Grushko.
Sputnik

"A Aliança não se integra aos amplos esforços internacionais para neutralizar as novas ameaças e desafios, mas está repelindo uma ameaça fantasiosa do Oriente que não existe", disse ele em entrevista ao jornal russo Izvestiya.

Ações da OTAN estão trazendo problemas à Europa Oriental, diz presidente da Bielorrússia
Na opinião dele, a OTAN "sabe contrariar um grande inimigo do Oriente" através de dois mandatos antigos que preveem a proteção das comunicações supostamente ameaçadas pela Rússia e a criação de um "Schengen militar" para deslocar suas forças.

"Isto não está vinculado de nenhum modo com desafios e ameaças reais", sublinhou Grushko.

Além disso, ele enfatizou que a Rússia está disposta a dialogar com a Aliança, mas não permitirá que seus interesses nacionais sejam prejudicados.

"Se a OTAN prejudicar nossos interesses nacionais, nós os defenderemos conforme demandar a real situação", afirmou o vice-chanceler russo.

Ele também observou que as relações entre a Rússia e a OTAN estão sendo afetadas pela incapacidade da Aliança de se adaptar às novas condições de segurança.

Comentar