'OVNI supersônico' teria perseguido porta-aviões americano, vaza relatório do Pentágono

O objeto, que alegadamente era capaz de pairar no ar e se tornar invisível, enganou os pilotos de caças da Marinha dos EUA durante manobras no Pacífico.
Sputnik

Um OVNI supersônico em forma de "pastilha Tic Tac" perseguiu um porta-aviões dos EUA ao longo de dias antes de desaparecer no ar rarefeito, diz um relatório recente do Pentágono, citado pela edição The Sun.

'OVNI' faz aterrissagem vertical em montanhas da Itália (VÍDEO)
O documento, vazado pela estação de TV KLAS, revela como o USS Princeton, cruzador de mísseis guiados estadunidense, teve vários contatos por radar com aquilo que batizou de Veículo Aéreo Anômalo (VAA).

Em novembro de 2004, o radar AN/SPY-1 do navio captou o objeto pairando a mais de 18 km antes de fazer uma descida abrupta até a superfície do mar em apenas alguns segundos. A velocidade com que se afastou foi tão grande que no momento os membros da tripulação pensaram que o objeto era um míssil balístico.

Dois dias depois, o veículo voltou a aparecer e foram enviados dois caças F-18 para interceptá-lo, mas os pilotos reportaram que o objeto se tinha tornado invisível. Entretanto, continuou sendo possível de detectá-lo por criar um distúrbio circular na água, entre "50 e 100 metros de diâmetro".

O objeto foi descrito como "branco sólido, liso, sem bordas… colorido homogeneamente sem naceles, pilones ou asas" e parecia "um ovo alongado ou uma [pastilha] Tic Tac", assegura um dos pilotos.

O relatório adianta que o submarino de ataque nuclear USS Louisville estava operando na mesma área, mas não detectou nenhum tipo de movimento.

Para mais, um avião de reconhecimento E-2C Hawkeye conseguiu detectar o objeto, mas não o fixar, sugerindo que ele teria capacidade de escapar a radares. Os tripulantes da mesma aeronave asseguraram que o veículo não corresponde "a nenhum avião conhecido em serviço dos EUA ou outros países".

Comentar