Embora seja de fato Dia de Portugal na sua denominação formal, o feriado é festejado em muitos outros países, não só ex-colônias, mas também nos que acolhem grandes comunidades de descendentes lusos.
A data costuma ser marcada por inúmeras exposições, intervenções de altos responsáveis, honras militares, concertos, danças e festivais gastronômicos.
Vale ressaltar que, com a chegada ao poder do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o formato das celebrações se modificou bastante. O chefe de Estado fez logo questão de transmitir à festa uma envergadura ainda maior, com viagens internacionais para os países que albergam grande número de emigrantes portugueses.
Nesse ano, o principal destino de Marcelo são os EUA, apesar da ausência do seu líder pela próxima cimeira com Kim Jong-un. O presidente junto com o premiê, António Costa, vão se juntar às fileiras dos portugueses nas ruas de Boston e Providence, na Ilha de Rodes.
Já a Seleção Portuguesa — estando no centro das atenções pela proximidade da Copa do Mundo 2018 na Rússia — celebrou a grande data já no relvado da sua base de treinamento nos arredores de Moscou, fazendo show para a imprensa no seu primeiro treino antes do torneio.
Claro que um enfoque especial nesta data se dá à língua portuguesa, em todas as suas modificações e versões — por mais que as suas variantes europeia e brasileira sejam diferentes, por exemplo. Porém, o português continua gerando cada vez mais interesse no exterior e criando novos falantes em todo o mundo. Uma das provas disso é o fato do português se tornar recentemente a 5ª língua mais usada na web.