ONU está pronta para se juntar ao processo de desnuclearização da Coreia do Norte

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse esperar que a reunião dos líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, em Singapura, leve à desnuclearização da península coreana, acrescendo que a ONU está pronta para contribuir com esse processo.
Sputnik

A primeira cúpula dos Estados Unidos e da Coreia do Norte está marcada para o dia 12 de junho, em Singapura, entre os líderes Donald Trump e Kim Jong-un.

"A paz e a desnuclearização confiável devem ser um objetivo claro e comum", disse Guterres na segunda-feira.

Washington está disposta a dar 'garantias de segurança únicas' à Coreia do Norte
"Nesse processo, sucessos e fracassos, desentendimentos e negociações complexas são inevitáveis. As estruturas do sistema da ONU estão prontas para dar apoio a esse processo, incluindo monitoramento, se ambos os lados pedirem", disse Guterres a jornalistas nesta segunda-feira.

No entanto, ele observou que a Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares "também pode desempenhar um papel importante no monitoramento da moratória declarada da Coreia do Norte sobre testes nucleares". Guterres também lembrou várias declarações do Conselho de Segurança da ONU sobre o compromisso com uma solução pacífica.

Na véspera da cúpula, o secretário-geral da ONU também chamou a atenção para a situação humanitária na Coreia do Norte. "Precisamos de 111 milhões de dólares para resolver problemas operacionais para apoiar 6 milhões de pessoas que estão em situação mais vulnerável do povo da Coreia do Norte que precisam de nossa ajuda e generosidade", disse Guterres.

Comentar