Os engenheiros da empresa conjunta KNDS, criada em 2015, optaram por colocar na experimentada plataforma alemã a torre francesa, dotada de um mecanismo de recarga automática.
Os especialistas destacaram que o protótipo foi criado por iniciativa própria do consórcio, sem participação dos governos respetivos.
Assim, o projeto é só uma demonstração do que pode ser exatamente a criação do blindado europeu do futuro em termos da cooperação tecnológica.
O hipotético EMBT deverá entrar em serviço até 2030 e será equipado com um novo canhão de 130 e 140 milímetros, um novo motor e sistemas de controle de fogo e proteção ativa modernizados.
Indústrias alemã e francesa desvendam inesperadamente um híbrido do Leopard e do Leclerc MBT, conhecido como carro de combate principal europeu (EMBT) na exposição Eurosatory 2018, demonstrando o potencial da próxima geração de tanques pan-europeus — há mais para vir!
Nos anos 80, um projeto semelhante tentou combinar o "chassi" alemão coma a torre britânica e, anteriormente, os produtores de tanques da Europa e EUA já tinham lançado iniciativas conjuntas.
No entanto, esses projetos jamais tiveram êxito, concluiu a mídia.