Um grupo de cientistas alemães e belgas elaborou uma combinação de cálculos automáticos e estatísticas convencionais para dar seu veredito e identificar o vencedor.
Para criar o modelo da Copa, os cientistas utilizaram vários fatores: do PIB de cada país até sua classificação mundial segundo a FIFA. Além disso, foi levada em consideração a idade média de seus jogadores e o número deles que participam da Liga dos Campeões da UEFA.
Ao recolher todas as informações necessárias, os pesquisadores simularam cada partida 100 mil vezes, para determinar as probabilidades que tem cada uma das 32 equipes participantes.
Os resultados
De acordo com o modelo em questão, a Espanha parte como a favorita para ganhar a Copa com a probabilidade de 17,8 %. A Seleção Espanhola é seguida pela Alemanha (17,1 %) e Brasil (12,3 %).
Cientistas alemães predizem resultados da Copa do Mundo: Alemanha e Espanha são os países favoritos. Segundo o modelo (que não analisa jogadores individuais), Espanha é a seleção favorita, mas a Alemanha ganhará se alcançar a semifinal.
No entanto, não é tão fácil como parece. Os cientistas explicam que se Alemanha conseguir passar a fase de grupos, é provável que se enfrente com uma forte oposição nas oitavas de final. É por isso que o método usado calcula que suas possibilidades de alcançar as quartas de final são de 58 % contra 73 % da Espanha.
Mesmo assim, caso a Seleção Alemã atinja as quartas de final, ela seria a favorita e poderia ganhar a Copa.