Sanções não serão retiradas até 'completa desnuclearização' da Coreia do Norte, dizem EUA

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos não repetirão o erro de suspender as sanções à Coréia do Norte antes da completa desnuclearização do país.
Sputnik

Pompeo enfatizou que os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão estão comprometidos com a completa e irreversível desnuclearização da península coreana, dizendo que os Estados Unidos não repetirão o erro anterior de retirar sanções econômicas antes da desnuclearização.

Mais cedo, a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA informou que o presidente dos EUA, Donald Trump, teria afirmado ao líder norte-coreano Kim Jong-un durante o encontro entre os dois líderes, que Washington teria a intenção de suspender as sanções contra Pyongyang.

Trump: 'Não há mais ameaça nuclear por parte da Coreia do Norte'
O líder norte-coreano afirmou que para chegar à desnuclearização da península coreana, os Estados Unidos e a Coreia do Norte devem evitar o confronto e tomar medidas para garantir a estabilidade, segundo a KCNA.

Na terça-feira (12), Trump e Kim protagonizaram um encontro histórico em Singapura. Como resultado, assinaram um documento que incluiu um acordo para estabelecer novas relações bilaterais, bem como a decisão de unir esforços para "construir um regime de paz duradouro e estável na península coreana".

Pyongyang reafirmou seu compromisso com a desnuclearização da península coreana, enquanto os Estados Unidos se comprometeram a fornecer garantias de segurança para a região.

 

Comentar