3 navios russos entram na lista de submarinos mais poderosos do mundo

Confira o ranking dos submarinos mais perigosos do mundo, que fazem tremer qualquer inimigo, elaborado pela revista The National Interest.
Sputnik

De acordo com a revista, a lista é composta por submarinos que já estão em serviço ou serão lançados em breve. Destaca-se que o top 5 inclui três modelos russos.

Segundo sublinham os autores do artigo, os submarinos com propulsão nuclear equipados com mísseis que entraram na lista são "as armas mais mortíferas alguma vez criadas pelo ser humano".

Submarino nuclear made in Brazil: por que não, mas e o dinheiro?
Um dos favoritos do jornal é o submarino nuclear de 4ª geração do projeto 955 Borei. O navio está equipado com 16 mísseis balísticos Bulava, cada um deles pode portar até dez ogivas nucleares com alcance até 8.000 quilômetros. A matéria destaca que graças ao uso de um propulsor especial a jato de água esse submarino converteu-se em um dos mais silenciosos no mundo.

Ao mesmo tempo, a lista da The National Interest inclui o submarino nuclear do projeto 667BDRM Delfin. Hoje essas embarcações formam a base da frota estratégica russa, escrevem autores. O Delfin está equipado com 16 mísseis de três estágios a combustível líquido Sineva. Este míssil é capaz de portar de quatro a oito ogivas. Ademais, o navio pode fazer fogo em qualquer direção.

"O submarino também tem capacidade para lançar seus mísseis balísticos desde a profundidade de 55 metros à velocidade de 6-7 nós [11-13 km/h]", ressalta.

Submarino secreto russo BS-64 'vem à superfície' (FOTOS)
O terceiro navio russo que está na lista é o submarino nuclear multifuncional da classe Yasen, equipado com 32 mísseis de cruzeiro Kalibr. Portam ogivas nucleares à distância de 2.500 quilômetros.

Os submarinos dessa classe, aponta a revista, são "rápidos, extremamente silenciosos e possuem sensores muito potentes".

Vale destacar que o top 5 do rating também inclui submarinos norte-americanos da classe Ohio e Columbia.

Comentar