Netanyahu oferece a própria casa em Jerusalém para que tchecos transfiram a embaixada

O presidente tcheco, Milos Zeman, afirmou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ofereceu a própria casa em Jerusalém se a República Tcheca transferir sua embaixada para a cidade.
Sputnik

"Isso não é tudo, Bibi Netanyahu me disse: 'Se você fizer isso, eu darei a minha casa para a sua embaixada", disse Zeman, acrescentando: "Espero que a oferta ainda seja válida, porque poderia muito reduzir o custo dessa realocação ", afirmou Zeman durante um discurso na semana passada, em uma festa do Comitê de Assuntos Públicos dos EUA.

Trump sobre abertura de embaixada: Jerusalém como capital israelense é 'realidade clara'
Mais cedo, o Canal 10 de Israel informou que Israel estava instando a República Tcheca a transferir sua embaixada de Tel —Aviv para Jerusalém após a recente mudança da embaixada americana.

Zeman elogiou repetidamente a ação de Donald Trump, acrescentando que seu país poderia seguir o exemplo.

Em maio, a embaixada da Guatemala foi oficialmente inaugurada em Jerusalém após a transferência de suas operações de Tel-Aviv. Poucos dias depois, o Paraguai realizou uma cerimônia de inauguração de sua embaixada em Jerusalém, que contou com a presença do presidente do país, Horacio Cartes, e do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

O movimento de Donald Trump foi recebido com indignação generalizada em todo o mundo árabe, provocando agitação em todo o Oriente Médio. Israel considera Jerusalém sua capital, incluindo os distritos orientais da cidade, que os israelenses tomaram da Jordânia durante a Guerra dos Seis Dias em 1967. A comunidade internacional não reconhece a anexação de Jerusalém Oriental e afirma que o status da cidade deveria ser determinado em acordo com os palestinos.

Comentar