Há 55 anos primeira mulher-cosmonauta conquistava o espaço

Em 16 de junho de 1963, exatamente há 55 anos, o nome de Valentina Tereshkova conquistou o mundo. A cosmonauta russa partiu em missão individual para a órbita terrestre a bordo da nave espacial Vostok-6.
Sputnik

Tereshkova tornou-se a primeira cosmonauta-mulher da história e a única a realizar um voo espacial solo. Ela deu um total de 48 voltas ao redor da Terra e passou dois dias, 22 horas e 50 minutos no espaço. O próximo voo espacial de uma mulher só foi realizado 19 anos mais tarde, em agosto de 1982, protagonizado pela cosmonauta russa Svetlana Savitskaya.

Primeira mulher-cosmonauta: Rússia será pioneira no envio de expedição a Marte
No aniversário do voo de Tereshkova, o CEO da empresa estatal Roscosmos, Dmitri Rogozin, felicitou a "Chaika" (gaivota em russo), como ela foi apelidada na Rússia, e entregou-lhe um quadro comemorativo de uma gaivota no espaço.

Atualmente, Tereshkova tem 81 anos e é deputada na Câmara Baixa do Parlamento russo. Apesar de se dedicar à vida política, ele ainda sonha em voltar ao espaço. "Mais uma vez, então ficaria tranquila", disse a major-general da aviação russa aos jornalistas na véspera da data histórica.

Há cinco anos, Tereshkova concedeu uma entrevista à emissora RT e aconselhou: "ame a Terra e as pessoas, e dedique seu trabalho ao serviço desses dois ideais".

"É uma pena que atualmente as hostilidades que provocam confronto entre as pessoas não contribuam para isso. E é uma vergonha, porque vimos a Terra do espaço e estamos conscientes de que ela é muito pequena", concluiu.

Comentar