OTAN deveria se preocupar: reveladas maiores vantagens do tanque russo Armata

O novo tanque russo T-14 Armata supera todos os projetos existentes da OTAN, afirma o especialista militar britânico Nicolas Drummond em uma entrevista para a revista Stern.
Sputnik

O analista lembrou que a Rússia tem "uma longa história de tanques excelentes", começando com o lendário tanque soviético T-34 que "combina uma série de caraterísticas avançadas que superaram as de outros tanques de sua época'. 

Este 'blindado híbrido' pode ser resposta europeia ao tanque Armata russo (FOTOS)
Hoje em dia, "o T-14 é outro projeto inovador" e todos os relatórios ocidentais indicam que ele se destaca por "um desenvolvimento avançado" e que sua produção "já está consolidada", sublinhou o especialista, acrescentando que uma avaliação do Exército britânico concluiu que o T-14 "supera os projetos existentes da OTAN".

"Deveríamos já estar preocupados, especialmente se o tanque for produzido em grandes quantidades", assegurou Drummond.

Em particular, o analista destacou "quatro caraterísticas notáveis" do tanque russo. Em primeiro lugar, o T-14 tem uma cabina central para a tripulação com armação adicional que oferece uma proteção muito alta. 

Tanque T-55 com 'armadura reativa' é avistado em deserto argelino (FOTOS)
Além disso, a arma principal se encontra em uma torreta não tripulada controlada de forma remota, por isso a tripulação está completamente separada da zona de munições. Esta configuração não apenas aumenta a capacidade de sobrevivência da tripulação, mas também permite reduzir o peso de maneira significativa, conduzindo a uma surpreendente relação potência/peso/mobilidade. 

Finalmente, um novo canhão de 152 mm substituirá o canhão atual de 125 mm. Isso dará ao T-14 a capacidade de lutar contra "todos os tanques da OTAN", incluindo o alemão Leopard 2, sem se colocar ao seu alcance, situação em que "nossos tanques seriam irremediavelmente inferiores", alertou o especialista.

Comentar