Dando continuidade à dinastia Chakri após a morte do pai (o popular Bhumibol Adulyadej), Vajiralongkorn recebeu a fortuna completa da família, avaliada em aproximadamente US$ 30 bilhões de dólares.
"Sua Majestade tomou a decisão de fazer com que os 'Ativos de Propriedade da Coroa' estivessem sujeitos aos mesmos deveres e impostos que os ativos pertencentes a qualquer outro cidadão", declarou um porta-voz do conselho.
A mudança tem implicações de longo alcance, particularmente porque toda a carteira de ativos — escondida da opinião pública desde a criação do conselho consultivo em 1938 — estará agora sujeita às mesmas leis tributárias e regulatórias que impacto sobre os cidadãos comuns.
Prometendo que a gestão de ativos e as estratégias de investimento seriam transparentes, o órgão consultivo reconheceu que, ao assumir a responsabilidade pela enorme carteira financeira de sua família, o novo rei lidará com "decisões sobre todos os assuntos pertinentes à sua responsabilidade e gerenciamento".