Maduro anuncia aumento do salário mínimo de 103% para os venezuelanos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira um aumento de 103% do salário mínimo integral, em um contexto de hiperinflação que aflige o país caribenho.
Sputnik

"A partir de hoje, os trabalhadores receberão […] um aumento integral de 103%", disse Maduro em um evento em Caracas para comemorar o primeiro ano do programa social de Chamba Juvenil, que consiste em fornecer treinamento e empregos para jovens.

Maduro acusa Colômbia de provocar um conflito armado com Venezuela

O salário integral mínimo passou de 2.555.500 bolívares para 5.196.0000 bolívares, ou seja, de US$ 0,94 para US$ 1,92, de acordo com a taxa de câmbio do mercado paralelo, que rege a maioria dos comerciantes para fixar os preços dos produtos.

A inflação de maio chegou a 110% de acordo com a Assembleia Nacional (Parlamento unicameral), que publica mensalmente esses dados desde que o Banco Central parou de fazê-lo, em 2015.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou que a Venezuela encerrará este ano com uma inflação de 13.864% e com uma queda de 15% em seu Produto Interno Bruto (PIB).

Comentar