Após meses de debate, Câmara dos Lordes aprova finalmente medidas para o Brexit

A Câmara dos Lordes do Parlamento do Reino Unido finalmente aprovou o projeto de lei sobre o Brexit, encerrando meses de debate parlamentar sobre o assunto. Os Lordes aprovaram o projeto por maioria simples, sem realizar um procedimento de votação.
Sputnik

Esta decisão pôs fim às tentativas de emendar o documento, que daria ao parlamento a autoridade para mudar os termos do Brexit ou cancelar a saída do bloco se for impossível chegar a um acordo com Bruxelas.

Reino Unido deve criar nova categoria para permitir residência de europeus pós-Brexit
Agora o projeto precisa da aprovação da Rainha, o chamado Consentimento Real e então ganhará o status da lei. A medida, porém, é apenas uma formalidade, já que a Rainha não tem poderes de veto sobre decisões tomadas pelo Parlamento.

Aliviada após sucessivas derrotas parlamentares, a primeira-ministra britânica fez um breve pronunciamento. Pelo Twitter, a premiê declarou que "hoje, o Parlamento aprovou a Lei de Saída da UE, um passo crucial na concretização de um Brexit suave e ordenado — o povo votou a favor do Brexit".

​O Reino Unido votou para deixar a União Europeia em um referendo em 2016. As negociações do Brexit começaram oficialmente em junho de 2017 e devem ser concluídas até o final de março de 2019.

Comentar