"O Ministério Público Federal do Distrito Federal abriu uma investigação por insulto, crime supostamente cometido por brasileiros contra uma mulher estrangeira, de acordo com um vídeo amplamente divulgado na imprensa e nas redes sociais", informou a entidade em comunicado.
O vídeo que se tornou viral nas redes sociais e nele aparece um grupo de torcedores brasileiros cercando uma jovem russa, encorajando-a a repetir frases alusivas à genitália feminina sem que ela saiba o seu significado.
O MPF começou as investigações correspondentes para identificar os homens envolvidos – as suas identidades já foram reveladas também por meio das redes sociais.
"O Ministério Público entende que o comportamento dos brasileiros denegria a dignidade e expunha o cidadão estrangeiro à humilhação pública", observou a entidade.
A transmissão do vídeo, que começou a circular nas redes sociais no sábado à tarde, provocou a indignação de muitos brasileiros, constrangidos com o comportamento desses compatriotas.
Segundo o jornal O Globo, a embaixada brasileira em Moscou recebeu um total de 10 cartas de cidadãos anônimos pedindo desculpas até a tarde de segunda-feira.