Irã critica planos dos EUA de 'redesenhar' fronteiras do Oriente Médio

O ministro da Defesa do Irã, Amir Hatami, afirmou durante seu discurso durante o XIII Congresso Iraniano de Geografia, em 21 de junho, que os EUA planejam redesenhar as fronteiras geográficas do Oriente Médio.
Sputnik

Segundo o militar, os esforços de Washington para frustrar o aumento da capacidade dos sistemas de defesa antimíssil do Irã atende a esses objetivos. O ministro advertiu os Estados Unidos sobre a tentativa de realização desses planos, declarando que as atividades norte-americanas nesse sentido podem provocar uma guerra e trazer instabilidade para todo o Oriente Médio.

"Redesenhar as fronteiras implicará em mais 100 anos de guerra e de conflitos na região", disse ele.

Irã: palavras não são suficientes para salvar acordo nuclear
Hatami acrescentou que Washington está gastando muitos recursos na tentativa de desviar as principais rotas de energia do Irã de forma artificial, para exaurir o país "geopoliticamente".

O ministro advertiu os países da região para que não acreditem "de forma ingênua" que não serão afetados pelos planos dos EUA de alterar as fronteiras no Oriente Médio. Segundo ele, os norte-americanos planejam e "precisam reduzir o tamanho dos países da região".

Comentar