Não é de duvidar que a equipe brasileira tem estado sob grande pressão após sua estreia na Copa, devido à evidente decepção dos seus torcedores com o resultado do confronto. O ambiente ficou ainda agravado pelo fato deste Mundial ter trazido pouca sorte para os tradicionais favoritos, como a Alemanha e a Argentina, por exemplo.
Antes do jogo, já se sabia que o técnico da seleção, Tite, entraria em campo contra a Costa Rica com o mesmo time da estreia. Neymar, a principal estrela brasileira, preocupava devido à dores no tornozelo, mas esteve em plenas condições de ajudar a equipe na vitória em São Petersburgo.
Desde o início a partida foi marcada pelo domínio brasileiro na posse de bola.
Durante o jogo, Neymar tentou marcar no 9º minuto, mas falhou, pois a defesa cortou o ataque. Enquanto isso, Casemiro saía de campo com um sangramento no nariz.
No 12º minuto, o time costa-riquenho efetuou um ataque com grande chance de pontuar, passando pela defesa brasileira, mas não acertou.
O camisa 10 da seleção, Neymar, tentou avançar, mas sofreu a 3ª falta no jogo passados menos 20 minutos desde o início.
No 25º minuto do jogo, Gabriel Jesus fez um lance lindo, marcando contra as redes costa-riquenhas, mas arbitragem decidiu anular o gol devido a um impedimento.
No 37º minuto, o Brasil bateu seu 1º escanteio, mas continuou sem sucesso.
O 1º tempo terminou com um minuto de acréscimo e um empate de 0x0. Além disso, os jogadores do time canarinho cercaram a arbitragem logo após pênalti não marcado pela queda do Casemiro no 38º minuto.
Após o 1º tempo, o Brasil parecia continuar desiludindo a torcida. Já Neymar, sofria críticos por jogar mais um futebol "individual", razão pela qual foi muito criticado após a primeira partida contra a Suíça.
Logo antes do 2º tempo, Tite decidiu substituir Willian, que não conseguiu mostrar bom desempenho na primeira parte, pelo atacante Douglas Costa.
No 48º minuto, o goleiro costa-riquenho, também jogador do Real Madrid, Keylor Navas, salvou seu time de um ataque fortíssimo por parte de Neymar.
Em seguida, já no 49º minuto, Jesus bateu na bola com a cabeça, mas atingiu o travessão.
O Brasil pareceu ter voltado após o intervalo renovado como time. No 56º minuto, Neymar criou mais um momento perigoso para a equipe costa-riquenha, mas o goleiro voltou a salvar as redes.
No 67º minuto, o técnico da Seleção Brasileira optou por fazer mais uma substituição: Firmino entrou no campo em vez de Paulinho.
No 72º minuto, Neymar aproveitou de um momento lindo para abrir o placar, mas de novo falhou em acertar.
No 77º minuto, Neymar avançou e foi derrubado na área. A arbitragem usou a repetição em vídeo para ver se haveria pênalti, mas acabou descartando.
No 81º minuto, Neymar demonstrou uma compostura não esportiva, segundo a arbitragem, e recebeu cartão amarelo. Coutinho recebeu punição em seguida.
O 2º tempo acabou sem gols. Já no primeiro minuto dos seis acrescentados, o craque brasileiro Coutinho marcou o gol decisivo para a equipe canarinha.
No 97º minuto da partida, Neymar acabou marcando o segundo gol, que é o primeiro para ele neste campeonato.