Menos armas, mais desenvolvimento: Finlândia e UE destinam milhões para fronteira russa

A Finlândia e a União Europeia (UE) destinaram conjuntamente cerca de US$ 207 milhões para a cooperação transfronteiriça com as regiões russas de Murmansk, Leningrado e República de Karelia no período 2014-2020, disse o assessor do Ministério da Economia da Finlândia, Petri Haapalainen, à Sputnik nesta quarta-feira.
Sputnik

Mais cedo na quarta-feira, o governo finlandês concedeu financiamento nacional para os programas de cooperação transfronteiriça do país com o objetivo de desenvolver e integrar regiões fronteiriças.

Finlândia desloca 2 mil soldados para exercícios militares da OTAN

"O montante total de financiamento para programas de cooperação transfronteiriça com a Rússia em 2014-2020 é de 178 milhões de euros. O montante inclui financiamento da Finlândia e de vários programas da UE", afirmou Haapalainen.

O conselheiro ministerial acrescentou que os programas de cooperação transfronteiriça promovem a estabilidade e o progresso econômico nas regiões ao longo da fronteira Rússia-Finlândia.

Segundo o ministro finlandês da Economia, Mika Lintila, era importante manter o financiamento da cooperação transfronteiriça que contribuiu para o desenvolvimento das regiões fronteiriças.

O financiamento será destinado ao desenvolvimento de projetos nas áreas de negócios, meio ambiente e transporte, acrescentou o ministério.

Comentar