Tóquio bane cigarro na iminência dos Jogos Olímpicos

Na quarta-feira, o governo da cidade de Tóquio aprovou novas regras contra o fumo no âmbito dos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2020.
Sputnik

As novas leis, que entrarão em vigor em 2020, alguns meses antes do início das Olimpíadas, em 24 de julho, proíbem o fumo em escolas, creches, hospitais e restaurantes. No entanto, os restaurantes ainda poderão abrir espaços para fumantes em ambientes fechados, embora os clientes não possam comer ou beber dentro da área para fumantes.

Qualquer um que quebrar as novas regras deverá arcar uma multa pesada de até US $ 455.

"Agora estamos prontos para sermos anfitriões de megaeventos esportivos como a Copa do Mundo de Rugby de 2019 e as Olimpíadas", disse recentemente a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, à AFP.

Médico afirma: ‘Não há evidências de que cigarros eletrônicos não apresentam nicotina'
Os legisladores estão atualmente trabalhando para adotar uma versão nacional da proibição de fumar de modo a banir o cigarro dentro de escolas, hospitais e grandes restaurantes. No entanto, ao contrário da proibição de Tóquio, a lei nacional permitirá que as pessoas fumem em restaurantes com menos de 100 metros quadrados. Restaurantes maiores terão que criar espaços especiais para fumantes.

"A lei de Tóquio é mais rigorosa (do que a lei nacional), mas da perspectiva dos padrões globais, devo acrescentar que há outros países que adotam regras muito mais rígidas", observou Koike.

A proibição de fumar em todo o país tem sido fortemente combatida por membros do Partido Liberal Democrático do primeiro-ministro Shinzo Abe, que apoiam a indústria de tabaco, em parte estatal.

"Desejamos fortemente que as iniciativas respeitem a liberdade de escolha das pessoas, abraçando a diferença e a diversidade de opiniões e escolhas de várias pessoas", disse à AFP o porta-voz da empresa Japan Tobacco, Reimi Kawato.

Japan Tobacco — monopólio de tabaco do país — foi fundada pela primeira vez pelo governo do Japão em 1898 para obter receitas a partir das vendas de tabaco. Atualmente, o governo japonês possui um terço da Japan Tobacco, a terceira maior empresa de tabaco do mundo, e gera bilhões de dólares em receita de impostos sobre cigarros todos os anos.

Os cigarros no Japão custam US $ 4 por maço e não pussuem rótulos com aviso sobre os riscos para a saúde, como em muitos outros países.

Comentar