O estilo de cumprimento "apertar e puxar" de Trump deu origem a numerosas manchetes internacionais em diversas ocasiões e gerou inúmeros comentários no Twitter, mas desta vez o karma (lei de ação e reação) o atingiu de volta. O presidente português provavelmente já devia ter ouvido falar sobre o peculiar aperto de mão de Trump e, depois de sua chegada à Casa Branca, ele estava preparado para um aperto forte.
Quando Rebelo de Sousa saiu do seu carro e Trump estendeu a mão para cumprimentá-lo, o presidente português puxou o líder norte-americano com firmeza. Aparentemente o presidente Trump parece ter sido pego de surpresa, tanto que até perdeu o equilíbrio. O momento inusitado foi captado pelas câmeras e viralizou rapidamente, provocando uma avalanche de reações no Twitter.
No início deste mês, a emocionante rivalidade presidencial entre Trump e o presidente francês Emmanuel Macron atingiu seu clímax quando o presidente francês agarrou a mão do presidente norte-americano com tanta força que deixou marcas em sua mão.