Em um jogo bastante disputado, a Inglaterra abriu o placar aos 11 minutos do segundo tempo com o artilheiro Harry Kane, após um pênalti bobo cometido por Sánchez. Com isso, "HurriKane", como é chamado pelos torcedores, chegou ao seu sexto gol nesta Copa, mantendo a artilharia isolada da competição.
Quando tudo parecia se encaminhar para uma classificação inglesa no tempo normal, Mina apareceu na área dos europeus, aos 48 minutos, para colocar os colombianos de volta na disputa, cabeceando com firmeza após um escanteio.
O empate se manteve durante toda a prorrogação, com as duas equipes demonstrando certo receio de arriscar tudo. Nos pênaltis, a Inglaterra acabou se saindo melhor, vencendo por 4 a 3.
No próximo sábado, a Inglaterra enfrentará em Samara, às 11h de Brasília, a seleção da Suécia, que mais cedo bateu a Suíça por 1 a 0 em São Petersburgo. O vencedor desse confronto jogará, na semifinal, contra o sobrevivente de Croácia e Rússia, que se enfrentarão no mesmo dia, às 15h, em Sochi.