De acordo com o analista militar entrevistado pela Sputnik, Viktor Murakhovsky, o novo míssil russo, apesar de ser concebido inicialmente para o sistema de defesa antiaérea S-400 Triumph, pode ser empregado também no sistema promissório S-500 Prometei.
Segundo Murakhovsky, a principal finalidade do 40N6E é a eliminação de aviões de reconhecimento que estejam fora da zona de alcance dos sistemas de defesa antiaérea existentes. Por este motivo, o analista batizou o míssil como o "braço longo".
"O míssil 40N6E é um braço longo, necessário para lutar contra aviões dotados do Sistema Aéreo de Alerta e Controle (AWACS), várias modificações do avião de reconhecimento RC-135, bem como contra sistemas aéreos de vigilância semelhantes ao E-8 Joint STARS norte-americano", assinalou Murakhovsky.
Anteriormente, surgiram informações sobre a conclusão dos testes estatais do míssil de longo alcance 40N6E.
O sistema de defesa antiaérea S-500 terá um alcance de 600 quilômetros, podendo abater simultaneamente até dez mísseis balísticos supersônicos, bem como terá capacidade para eliminar ogivas de mísseis hipersônicos.