Caça russo Su-57 custa 2,5 vezes menos do que jato americano F-35, diz parlamentar

O caça russo da quinta geração Su-57 vai custar 2,5 vezes menos do que os seus análogos norte-americanos F-35 e F-22, declarou à Sputnik o membro do Conselho de Especialistas da Duma de Estado, Vladimir Gutenev.
Sputnik

O jato russo da quinta geração Su-57 que atualmente está sendo testado e se preparando para entrar em serviço da Força Aeroespacial da Rússia, vai custar 2,5 vezes menos do que os seus análogos norte-americanos F-35 e F-22, declarou à Sputnik o membro do Conselho de Especialistas da Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo) para Indústria de Aviação, Vladimir Gutenev.

Estas são as armas mais potentes da Rússia, afirma Ministério da Defesa
Ele disse que quatro caças russos de quinta geração Su-57 efetuaram "batismo" na operação antiterrorista na Síria.

"É provável que a presença de quatro nossos caças Su-57 na Síria tenha permitido obter mais informação sobre as capacidades dessa máquina de detectar [com ajuda do equipamento radioeletrônico a bordo] os jatos F-22 e F-35 norte-americanos que atuam no mesmo teatro de ações militares", acrescentou Gutenev.

Em fevereiro, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, comunicou que dois caças Su-57 durante dois dias executaram o programa de testes na Síria.

Conforme o jornal russo Izvestia, agora o Ministério da Defesa da Rússia está terminando o teste dos mísseis de longo alcance da classe ar-ar R-37M com os quais serão equipados os caças da quarta e quinta gerações, em especial o Su-57.

EUA acreditam que caça russo Su-57 tem um 'trunfo na manga', diz mídia
Esse míssil é capaz de atingir alvos aéreos à distância de mais de 300 quilômetros. Nesta característica, o R-37M supera o seu concorrente AIM-120 AMRAAM que está em serviço dos países da OTAN. O peso do míssil ultrapassa os 500 quilogramas, e na etapa final de voo ele pode atingir a velocidade de 7.350 km/h. No entanto, outras características táticas e técnicas não são reveladas.

Em 30 de junho, se torou conhecido sobre o primeiro contrato sobre o fornecimento às tropas de 12 aviões Su-57. As máquinas devem ser entregues ao exército em 2019.

Comentar