Kiev está pronta para trocar Kirill Vyshinsky e outros 12 por ucranianos presos na Rússia

A Ucrânia está pronta para transferir 13 pessoas, incluindo o chefe do portal RIA Novosti Ucrânia Kirill Vyshinsky, para a Rússia em troca da libertação de prisioneiros ucranianos, disse a primeira vice-presidente do Parlamento ucraniano, Iryna Herashchenko.
Sputnik

"Kiev é pronta para transferir 13 pessoas para a Rússia em troca da libertação de prisioneiros políticos ucranianos", disse Herashchenko a repórteres, conforme citado pela agência de notícias UNN.

Chancelaria russa exige que Kiev liberte jornalista Vyshinsky e retire acusações
Ela disse que as 13 pessoas, que devem ser visitados pela Alta Comissária Russa para os Direitos Humanos, Tatiana Moskalkova, durante sua viagem à Ucrânia tinham cidadania russa ou dupla cidadania.

As autoridades ucranianas realizaram recentemente uma série de ações hostis contra jornalistas e meios de comunicação russos. Um dos casos mais notáveis ​​aconteceu em maio, quando o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) invadiu o escritório da RIA Novosti Ucrânia em Kiev e deteve o chefe da agência, Kirill Vyshinsky por suspeita de traição e  apoio às autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk.

Em 17 de maio, um tribunal na cidade ucraniana de Kherson determinou que Vyshinsky fosse preso e detido por 60 dias sem fiança.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a prisão de Vyshinsky foi politicamente motivada e que o incidente demonstrou uma política inaceitável de autoridades ucranianas que visam jornalistas.

Comentar